Ir para o conteúdo

quinta-feira, 13 de maio de 2021

Artigos

150 anos da proclamação de Santo Afonso Doutor da Igreja

O ano de 2021 marca os 150 anos da proclamação de Santo Afonso Maria Ligório como Doutor da Igreja. Foi no dia 11 de março de 1871 que os cardeais, de forma unânime, declararam que o fundador dos Missionários Redentoristas, congregação da qual fez parte o terceiro bispo da Diocese de Barretos, Dom Pedro Fré, merecia o título reservado aos Doutores da Igreja por sua grande contribuição para a compreensão de algum ponto da doutrina católica e sua vivência.
Depois da canonização de Santo Afonso, entre 1839 e 1865, suas obras foram traduzidas para várias línguas e a sua teologia moral altamente recomendada pela Santa Sé, estava nas mãos do clero. Milhares de livros se espalharam pelos países, as obras dogmáticas e ascéticas ficaram mais conhecidas do que nunca, graças à tradução francesa dos padres Dujardin e Jules Jacques; finalmente, várias biografias de Santo Afonso foram publicadas.
Santo Afonso escreveu 123 obras, das quais já existem mais de 21 mil edições. Sua mensagem pode ser lida em mais de 70 línguas.onte: A12.com

Compartilhe: