Ir para o conteúdo

quarta-feira, 08 de novembro de 2017

Artigos

14º Intereclesial das CEBs discutirá desafios no mundo urbano

Será realizado de 23 a 27 de janeiro de 2018 o 14º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base, em Londrina (PR), cujo tema será “CEBs e os desafios no mundo urbano”, com o lema “Eu ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-los” (Ex 3,7).

O evento tem como principal objetivo reunir representantes de todas as regiões do Brasil, de países da América e de outros lugares para celebrar a diversidade e a beleza de viver o Evangelho de Jesus. A expressão da comunhão entre os fiéis e seus pastores também serão alguns dos objetivos propostos neste encontro que debaterá a questão dos direitos e da dignidade humana.

De acordo com o arcebispo de Londrina, Dom Geremias Steinmetz, o 14º Intereclesial já conta com dois mil inscritos. A temática do evento, que trata a questão da realidade urbana, é, na visão de Dom Geremias, necessária e urgente e, por isso, atraiu um grande número de participantes. “Hoje já temos um percentual de mais de 80% dos brasileiros vivendo em cidades, os que nelas não habitam vivem a cultura urbana de qualquer jeito, seja por meio da televisão, do rádio, da internet, e isso está tomando conta do nosso país”, afirma. De acordo com o Documento 92 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) intitulado “Mensagem ao povo de Deus sobre as comunidades eclesiais de base”, os Encontros Intereclesiais das CEBs são definidos como patrimônio teológico e pastoral da Igreja no Brasil. A primeira edição aconteceu em 1975, na cidade de Vitória (ES), oportunidade em que diversas dioceses se reuniram para troca de experiências e reflexões teológicas e pastorais sobre a caminhada das CEBs. O evento congrega bispos, religiosos, assessores e animadores das comunidades

Compartilhe: