Ir para o conteúdo

quinta-feira, 30 de maio de 2024

Artigos

10 coisas que não deve dizer na entrevista de emprego

Falar sobre alguns assuntos numa entrevista de emprego pode colocar a candidatura em risco. Se há palavras que não deve dizer numa entrevista, também existem coisas ou assuntos que não devem ser abordados. Estes são 10 exemplos de temas a evitar falar na entrevista de emprego.
1. Os problemas com os antigos empregadores
Falar de problemas com o antigo empregador não abona a favor do candidato, mesmo que ele tenha sido vítima de um mau patrão. O candidato que faz queixas pode ser olhado com negatividade pelo recrutador
2. A sua vida pessoal
A entrevista de emprego é uma conversa, e as perguntas feitas podem puxar pelo candidato, para este falar da vida pessoal. Ele deve ter porém ter o cuidado de estabelecer uma linha entre a sua vida pessoal e a sua vida profissional, evitando falar de assuntos pessoais. Falar dos seus hobbies é pertinente, falar de familiares falecidos, da escassez de dinheiro ou da cara-metade nem por isso.
3. Falar de outras entrevistas
Blefar para pressionar o recrutador não costuma resultar. Só deve falar de outras entrevistas em que esteve se realmente tem uma forte chance de ser chamado para trabalhar em outro local.
4. A sua visão política
A sua opinião política não deve ser chamada à mesa da entrevista de emprego, a não ser que o cargo esteja relacionado com isso.
5. A sua religião
Tal como a política, a religião é um tema sensível, que pode minar uma entrevista de emprego, em especial quando o recrutador tem ideias contrárias às suas.
6. Os boatos que correm
Se correm boatos sobre a empresa não deve perguntar sobre isso ao recrutador. Por uma lado demonstra que pesquisou sobre a empresa e que está atento ao que se passa, mas por outro está a colocar o recrutador numa situação desconfortável.
7. Perguntar pelo dinheiro a ganhar
Perguntar sobre o que ganha na vaga não abona muito a favor do candidato. É preferível só falar em dinheiro quando questionado pelo recrutador. Veja 6 perguntas que devia fazer numa entrevista de emprego.
8. “Não sei”
Uma coisa objetiva que não deve dizer numa entrevista de emprego é que não sabe. Se por exemplo lhe perguntam onde se vê em cinco anos deve ter uma visão de futuro e não responder simplesmente que não sabe.
9. “Não gosto”
Outra atitude a evitar é comentar sobre o que não gosta. O negativismo é sempre mal recebido. Caso não goste de se levantar cedo ou de trabalhar sobre pressão vai ter dificuldades em ficar com o emprego.
10. Dizer mentiras
Dizer mentiras em entrevista de emprego não costuma também resultar a favor do candidato.
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004.

Compartilhe: