Ir para o conteúdo

quinta-feira, 22 de outubro de 2026

Artigos

Convertei-vos e crede no evangelho!

Mais uma vez nesta quaresma somos convidados a acolher o convite à conversão: “Convertei-vos e crede no Evangelho!” E converter-se, hoje, é considerar a vida interior de cada um de nós. É encontrar o que é mais relevante em nós: o lado divino ou o lado dos impulsos e instintos.
A quaresma para nós cristãos é tempo favorável a “ouvir a voz do Senhor”, e vivenciar a penitência, jejum e oração, que constituem o tripé da experiência quaresmal, como meios para se cultivar um esforço mais acentuado para nos aproximarmos daquilo que Deus espera de cada um de nós.
Cristo hoje nos convida a mudar de vida e a Igreja reafirma esse convite para vivermos a quaresma como um caminho a segui-Lo escutando a sua palavra, rezando, compartilhando o que temos com o nosso próximo e praticando a caridade. Somos chamados também a estar motivados a viver uma série de atitudes cristãs que nos ajudarão a aparecermos mais com Jesus, já que pela marca do pecado nos afastamos de Deus.
Mas, com a reconciliação fraterna, a cada dia que vivenciarmos essa quaresma, vamos fazer a experiência de retirar de nossos corações o ódio e o rancor. Que aprendemos a conhecer e apreciar a cruz de Jesus, a tornar a nossa cruz com alegria para obter a glória da ressurreição.
Para que tudo isso aconteça, precisamos reconhecer as nossas misérias e fraquezas; esse é o primeiro passo para o encontro profundo consigo, mais principalmente com Deus. A penitência para nós não pode ser algo doloroso, mas sim reconhecer de modo concreto e visível a nossa miséria e necessidade em nos colocar no caminho do perdão, que é o resgate da unidade perdida pelo nosso pecado.
Que nesta quaresma tenhamos a coragem de fazer um caminho de profunda purificação do pecado para a graça, no caminho bonito do itinerário do seguimento e discipulado do Jesus Cristo!
Carlos Moni
Seminarista

Compartilhe: