Artigos
EMPREENDENDO COM APOIO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Uma das características básicas do comportamento empreendedor é agir para que uma determinada situação ocorra,não esperando que esta mesma situação aconteça naturalmente.
O ato de empreender não deve ser implementado somente tomando como base a intuição do empreendedor.
As ações empreendedoras, principalmente no ambiente empresarial devem sem aparadas por uma série de considerações e análises que minimizem os riscos de insucesso ou que impeçam que o empreendimento seja finalizado.
A geração de informações rápidas e precisaspermite que o empreendedor construa uma base de conhecimento sobre um determinado assunto que possibilita que sejam tomadas decisões importantes para realização do seu projeto.
A TI – Tecnologia da Informação oferece técnicas e ferramentas computacionais que processam dados gerando informações e conhecimentos para que o empreendedor possa tomar decisões mais seguras. Os sistemas permitem o tratamento os dados gerando relatórios, gráficos e indicadores que oferecem ao empreendedor informações suficientes para que as decisões possam ser tomadas de forma a minimizar os riscos.
A própria Internet pode ser considerada uma fonte importante de pesquisa onde o empreendedor pode pesquisar sobre o mercado em que pretende empreender. O cuidado que se deve tomar com esta ferramenta, é avaliar se a fonte consultada é confiável, pois corre-se o risco que as informações apresentadas sejam imprecisas ou incompletas sobre o assunto de interesse.
A TI oferece outras ferramentas importantes ao empreendedor como os sistemas que possibilitam a elaboração de um Plano de Negócio, onde o empreendedor “alimenta” o sistema com os dados que possui, e o sistema se encarrega de simular os resultados operacionais e financeiros do negócio pretendido. Estes sistemas oferecem uma visão bastante ampla sobre o negócio e geralmente os resultados são bem próximos á realidade, o que deixa o empreendedor mais seguro para tomar as decisões e orientar suas ações.
Mesmo para os negócios em operação, a TI dá suporte ao gestor/empreendedor que pretende incrementar seu negócio. Algumas arquiteturas de sistemas permitem gerar indicadores que norteiam as ações dos gestores. Existem sistemas que oferecem ferramentas de gerenciamento de clientes, os CRMs, sistemas integrados com processos administrativos, contábeis e operacionais, os ERPs, entre outros. Todos estes sistemas devem seu “alimentados” de forma correta para garantir que as informações de saída sejam completas e confiáveis.
André Luis Zanon. (Graduado em Processamento de Dados/FISO – Especialista em Análise de Sistemas e Banco de Dados/UNAERP e Gestão Empresarial com Ênfase em Tecnologia/FGV-SP). Docente da Faculdade Barretos.
andreluiszanon@gmail.com
Maria Ludovina Aparecida Quintans Guapyassu (Graduada em Engenharia Civil/UVA-RJ e Pedagogia/ACEB – Especialista em Administração de Empresas/FACESP – Mestre em Ciência da Computação/UNIMEP). Coordenadora do Curso de Sistemas de Informação da Faculdade Barretos. Docente da Faculdade Barretos.
binadtn@yahoo.com.br