Ir para o conteúdo

quarta-feira, 08 de janeiro de 2014

Artigos

Abolido título de “Monsenhor” para sacerdotes com menos de 65 anos

O Papa Francisco aboliu a concessão do título pontifício ‘Monsenhor’ para os sacerdotes seculares com menos de 65 anos. De agora em diante, o único título de honra pontifício que poderá ser conferido aos padres seculares (não religiosos) será o de ‘Capelão de Sua Santidade’, e poderá ser atribuído apenas a sacerdotes com mais de 65 anos.
A Secretaria de Estado comunicou a decisão às Nunciaturas Apostólicas em todo o mundo, pedindo que fossem informados todos os bispos de seus países. A medida adotada por Francisco, no entanto, não é retroativa: quem já possui o título de ‘Monsenhor’ não o perde. 
Ao tomar esta decisão, o Papa se inspirou nas reformas realizadas por Paulo VI em 1968, logo após o Concílio Vaticano II. Antes, existiam 14 ‘graus’ do título de ‘Monsenhor’; com Paulo VI, foram reduzidos a três: Protonotário Apostólico, Prelado de Honra de Sua Santidade e Capelão de Sua Santidade.
Os três reconhecimentos são concedidos pelo Papa, segundo indicação dos bispos, a sacerdotes cujo trabalho é particularmente importante para a Igreja.  Fonte: Rádio Vaticano.
 
Estão abertas as inscrições para Catequese de Adultos na Catedral
Estão abertas as inscrições para Catequese de Adultos para 2014 na Paróquia Catedral do Divino Espírito Santo. Pessoas acima de 18 anos que desejam receber os Sacramentos da Iniciação Cristã – Batismo, Eucaristia ou Crisma – têm até o até o dia 30 de janeiro para se inscreverem na secretaria da Casa Paroquial, no horário de expediente. A taxa de inscrição é de R$ 10,00.
Os encontros da catequese para adultos terão início no dia 1º de fevereiro, às 14h30, no salão paroquial. Mais informações no tel.: 3322-3473.
 
Comunicação e Juventude é proposta do 4º Encontro Nacional da Pascom
O evento será de 24 a 27 de julho de 2014, em Aparecida/SP. A novidade do encontro é a promoção conjunta entre as Comissões para a Comunicação e Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O objetivo principal é a celebração do primeiro ano da JMJRio 2013, no Brasil, proporcionando um reencontro da juventude, para motivação do trabalho missionário iniciado pela Jornada.
Os encontros nacionais da Pastoral da Comunicação (Pascom) têm por objetivo articular, animar e motivar a Pascom da Igreja no Brasil. Terá a participação de bispos, presbíteros, religiosos e leigos comprometidos ou não com a comunicação.
Estão confirmados para o evento o padre Antônio Spadaro, autor dos livros Web 2.0 e Ciberteologia, a Dra. Letícia Soberón, membro do Comitê da RIIAL – Rede Informática da Igreja na América Latina, entre outros especialistas na área da comunicação e da pastoral.
A hospedagem será no Hotel Rainha do Brasil, com todas as refeições inclusas. Para conhecer o hotel, visite o site: http://a12.com/hotel. As inscrições já estão abertas. Basta acessar o link Pascom no site da CNBB: www.cnbb.org.br
 
www.diocesedebarretos.com.br / comunicacao@diocesedebarretos.com.br

Compartilhe: