Ir para o conteúdo

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

Incêndio atinge mata no Distrito do Prata há 12 dias

Há 12 dias, um incêndio de grandes proporções vem atingindo uma região de mata fechada localizada no Distrito do Prata, em Barretos. Segundo informações, a área que está sendo atingida tem mais de 10 mil km quadrados conforme fotos de satélites.
O biólogo Leonardo Vieira da Silva, afirmou ontem que desde sexta-feira (28), vem buscando o apoio das autoridades para que seja encontrada uma solução para o problema, que vem atingindo a maior mata fechada do município e outras propriedades rurais. “Esse tipo de incêndio ocorre todos os anos, mas nas proporções que está este ano, está preocupando a todos e várias propriedades não têm mais pastagens”, afirmou Leonardo.
Segundo o biólogo, e as autoridades com quem manteve contato nos últimos dias, afirmam que a responsabilidade de extinção das chamas compete às usinas. “Essa é a região mais conhecida pelos observadores de aves como uma das mais conservadas do município. E pelas fotos de satélite, mas da metade da mata já foi perdida”, afirmou o biólogo.
Além das cinzas e rastro de destruição, animais também estão sendo mortos pelas chamas. Um cavalo teve todo pelo queimado, e outros graves sérios danos ambientais estão sendo registrados, com mortandade de aves, répteis e mamíferos.
Ontem, uma equipe do Corpo de Bombeiros, esteve no local vistoriando a área atingida pelas chamas, juntamente com o biólogo.

Compartilhe: