Ir para o conteúdo

sexta-feira, 26 de abril de 2024

Artigos

Papa Francisco pede que nunca se debilite a tradição do presépio no Natal

O Papa Francisco assinou a Carta Apostólica Admirable signum, sobre o significado e o valor do presépio, na qual pede que a prática de montar o presépio no Natal “nunca se debilite” e que “onde porventura tenha caído em desuso, se possa redescobrir e revitalizar”.
O Pontífice assinou esta Carta Apostólica no domingo (1º), primeiro domingo do Advento, no Santuário Franciscano de Greccio, Itália, onde São Francisco de Assis iniciou a tradição do presépio no Natal de 1223.
Na Carta Apostólica, o Santo Padre explica que “o Presépio faz parte do suave e exigente processo de transmissão da fé. A partir da infância e, depois, em cada idade da vida, educa-nos para contemplar Jesus, sentir o amor de Deus por nós, sentir e acreditar que Deus está conosco e nós estamos com Ele, todos filhos e irmãos graças àquele Menino Filho de Deus e da Virgem Maria. E educa para sentir que nisto está a felicidade”.
Assinala que “representar o acontecimento da natividade de Jesus equivale a anunciar, com simplicidade e alegria, o mistério da encarnação do Filho de Deus. De fato, o Presépio é como um Evangelho vivo que transvaza das páginas da Sagrada Escritura”.
“Ao mesmo tempo que contemplamos a representação do Natal, somos convidados a colocar-nos espiritualmente a caminho, atraídos pela humildade d’Aquele que Se fez homem a fim de Se encontrar com todo o homem, e a descobrirmos que nos ama tanto, que Se uniu a nós para podermos, também nós, unir-nos a Ele”, disse.
Fonte: ACI DIgital

Compartilhe: