Ir para o conteúdo

sexta-feira, 12 de julho de 2024

Notícias

Volume de Serviços no Brasil Cresce 0,5% em Abril, Indicando Recuperação Progressiva

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (12), no Rio de Janeiro, dados revelando que o volume de serviços no país teve um crescimento de 0,5% na passagem de março para abril deste ano. Este é o segundo mês consecutivo de alta para o indicador, que já havia registrado um avanço de 0,7% entre fevereiro e março.

De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), o setor apresentou um aumento significativo de 5,6% em comparação com abril do ano anterior. Os números mostram ainda um crescimento de 2,3% no acumulado do ano e de 1,6% no acumulado dos últimos 12 meses.

Entre as cinco atividades do setor de serviços analisadas, três registraram crescimento de março para abril deste ano. Destaque para os segmentos de transportes, com 1,7%, e de outros serviços, com uma impressionante alta de 5,0%. A atividade de informação e comunicação também teve um desempenho positivo, com um aumento de 0,4%, alcançando novamente seu ponto mais alto desde o início da série histórica em 2012.

Por outro lado, houve uma queda nos serviços profissionais, administrativos e complementares, com uma diminuição de 1,1%, assim como nos serviços prestados às famílias, que registraram uma queda de 1,8%. Essas atividades haviam apresentado crescimento na passagem de fevereiro para março.

O índice de atividades turísticas, analisado separadamente pelo IBGE, também teve um crescimento de 2,3% em abril em relação a março. Este é o segundo resultado positivo do segmento, que se encontra 4,7% acima do patamar de fevereiro de 2020, mas ainda 3% abaixo do ponto mais alto da série, alcançado em fevereiro de 2014.

Compartilhe: