Ir para o conteúdo

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias

Você sabe o que é o câncer colorretal e quais os sintomas?

O câncer colorretal, também conhecido como câncer de intestino grosso ou câncer do cólon e reto, ocorre a partir da multiplicação de células anormais nessa região do corpo e é um dos tipos de câncer mais frequentes entre homens e mulheres.

Essa doença tem tratamento e, se for diagnosticada logo, na maioria dos casos pode ser curada. “Por isso, reforçamos a mensagem para que a população aproveite a oportunidade de realizar o teste. É gratuito e prático”, destaca Marina Francisco, coordenadora na rede básica de saúde do município. “O ideal é combinar o teste e as demais formas de prevenção. Se for o caso, mudar hábitos de alimentação e praticar atividade física”, enfatiza a coordenadora.

Pessoas de todas as idades podem ir até a UBS para receberem as informações sobre conscientização, além de se manterem atentas a eventuais sintomas da doença.

Podem ser indicativos de câncer colorretal: sangue nas fezes; dor no abdômen; sangramento retal; anemia; enfraquecimento; perda de peso sem causa aparente; alterações no hábito intestinal, como diarreia e prisão de ventre.

Surgindo sintomas ou sinais de alteração no organismo, deve-se procurar uma UBS e realizar exames médicos para identificar o que está ocorrendo, além de se manter consultas regulares em uma UBS.

Compartilhe: