Ir para o conteúdo

quarta-feira, 22 de maio de 2024

Notícias

Trazendo a Itália para Barretos: bastidores e tradições da Festa Italiana

Durante entrevista na Rádio Jornal, 88.7 FM, o padre Costante Gualdi e o secretário do Santuário de Nossa Senhora do Rosário, Cláudio Piccart Junior, falaram sobre os bastidores da tradicional Festa Italiana e os desafios enfrentados pela paróquia.

A Festa Italiana do Santuário Nossa Senhora do Rosário, segundo o padre Costante, tornou-se um marco não apenas para a comunidade da paróquia, mas para toda a cidade de Barretos. Ele ressaltou a importância do evento como um momento de celebração e acolhimento, destacando as tradições italianas que são mantidas com carinho pelos membros da comunidade.

O padre enfatizou a colaboração voluntária de muitas pessoas na preparação da festa, revelando números impressionantes de alimentos que são preparados manualmente, como macarrão, nhoque, focaccias e lasanhas, todos elaborados com o apoio solidário da comunidade. Ele também mencionou a generosidade de empresas e indivíduos que contribuem com doações, como as caixas de tomates recebidas para o molho, muçarela e outros.

Sobre os desafios financeiros enfrentados pela paróquia, Cláudio Piccart Junior compartilhou que, embora as doações sejam constantes, é necessário buscar patrocínios para viabilizar a realização da Festa Italiana para, consequentemente, manter as atividades ao longo do ano. Ele ressaltou a importância da generosidade das empresas e pessoas em apoiar as iniciativas da igreja.

Por outro lado, o padre Costante, explicou que os lucros obtidos com a festa contribuem significativamente para a manutenção da paróquia durante todo o ano, uma vez que nem todos os fiéis são assíduos com suas contribuições regulares dos dízimos.

A Festa Italiana começou ontem (3), se estende por hoje (4) e vai até amanhã (5), a partir das 19h00, na Praça Padre Primo (Largo do Santuário Nossa Senhora do Rosário), oferecendo aos visitantes uma experiência única de cultura e gastronomia italiana.

Foto legenda: Padre Costante Gualdi é o vigário do Santuário de Nossa Senhora do Rosário.

Compartilhe: