Ir para o conteúdo

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

Teste que pode identificar câncer colorretal é oferecido nas UBSs

A campanha “Março Marinho” em Barretos é marcada pela entrega gratuita de exames FIT nas unidades de rede básica da Secretaria Municipal de Saúde. A equipe da Prevenção do Hospital de Amor percorre a cidade com um cronograma de ações nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). No dia da ação, pessoas que têm entre 50 e 65 anos podem retirar o teste na UBS e recebem orientações sobre prevenção ao câncer colorretal, também conhecido como câncer de intestino grosso ou câncer do cólon e reto.

A campanha foi iniciada ainda em fevereiro, pelo Postão (ARE I). No dia 1º de março, foi a vez da UBS do Christiano Carvalho.

Nesta segunda-feira, dia 4, a ação de conscientização e entrega dos testes de fezes imunoquímico (FIT) foram realizadas na UBS do bairro Derby Clube.

Na próxima semana, as pessoas entre 50 e 65 anos que tiverem interesse no teste devem ficar atentas ao cronograma, pois a conscientização e entrega será realizada da 7 às 16h em UBSs de quatro bairros: 11/3, segunda-feira – UBS do bairro Barretos II; 12/3, terça-feira – UBS do bairro Ibirapuera; 14/3, quinta-feira – UBS do bairro América; 15/3, sexta-feira – UBS do bairro Dr. Luiz Spina.

Até o final do mês, ainda haverá ações também no Nova Barretos, AME, Pimenta e novamente no Postão. Também é realizado convite para participação em uma pesquisa.

Compartilhe: