Ir para o conteúdo

sexta-feira, 12 de julho de 2024

Notícias

Taxa de alfabetização chega a 92,03% da população de Taiaçu, revela IBGE

A taxa de alfabetização entre a população de Taiaçu, na Região Administrativa de Barretos, chegou em 92,03%, de acordo com os dados do Censo Demográfico 2022 – Alfabetização: Resultados do universo, divulgado em maio pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), abaixo da média nacional, que ficou em 93%. Com o resultado, a taxa de analfabetismo entre a população do município é de 7,97%.

Segundo o IBGE, a taxa mede o percentual de pessoas de 15 anos ou mais de idade que sabem ler e escrever pelo menos um bilhete simples no idioma que conhecem, na população total da mesma faixa etária, em determinado espaço geográfico, no ano considerado. Expressa a situação educacional mínima da população.

“No país, a comparação dos resultados de 2000 com os de 2010 e os de 2022 indica que a queda na taxa de analfabetismo ocorreu em todas as faixas etárias, refletindo, principalmente, a expansão educacional, que universalizou o acesso ao ensino fundamental no início dos anos 1990, e a transição demográfica que substituiu gerações mais antigas e menos educadas por gerações mais novas e mais educadas”, diz a nota do IBGE.

Compartilhe: