Ir para o conteúdo

sábado, 13 de abril de 2024

Notícias

Secretaria de Trânsito intensifica fiscalização de som automotivo próximo a hospitais

A Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana intensificou, a partir desta quinta-feira (7), a fiscalização de trânsito em torno dos hospitais de Barretos. O secretário da pasta, Luiz de Matos, destaca que a ação dos agentes de trânsito busca coibir abusos com som automotivo em alto volume na proximidade de unidades de saúde da cidade em que há sinalização de trânsito informando que são áreas de silêncio.

A fiscalização é realizada conforme os artigos 227 e 228 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O CTB prevê multa e penalidade com pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para motoristas que buzinam em locais e horários proibidos pela sinalização e para o uso, no veículo, de equipamento com som em volume ou frequência que não sejam autorizados pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

“Os agentes levam em conta todos esses itens para fiscalização e eventual autuação”, destaca Luis Cesar Rocha, chefe dos agentes de trânsito. O CTB prevê, inclusive, que pode ser feita a retenção do veículo para regularização. Rocha lembra que a proibição perto dos hospitais vale também para os carros de som.

O secretário Luiz de Matos informa que a medida mais efetiva, com autuação, tornou-se necessária após tentativas de orientação que não levaram à mudança de comportamento. “A gente procura avisar, mas muitos condutores continuam passando com som alto ligado, inclusive de propaganda, na área próxima à Santa Casa, ao Hospital São Judas. Por isso, os agentes vão intensificar a fiscalização nessa região”, observa.

Segundo o Departamento de Trânsito, há mais de dez placas que indicam a proibição de som na região desses dois hospitais.

Compartilhe: