Ir para o conteúdo

terça-feira, 21 de maio de 2024

Notícias

Secretaria de Saúde orienta sobre cuidados com a dengue

Para combater a dengue, a população deve eliminar pneus, pratos de vasos, garrafas e qualquer outro material que pode acumular água; impedindo assim que o mosquito transmissor da doença se reproduza. Os agentes municipais seguem realizando visitas de casa em casa para orientar os moradores sobre como manter a residência e quintal sem criadouros e retirando materiais sem serventia.

A dengue pode ocasionar febre alta, dor atrás dos olhos, dor no corpo e nas articulações, manchas vermelhas, dor de cabeça e falta de apetite. Diante de sintomas, deve-se procurar atendimento médico para avaliação.

Quando há suspeita de dengue, alguns tipos de medicamento não são indicados. Portanto, tomar remédios por conta própria, sem orientação médica, pode agravar os sintomas, colocando a vida em risco.

A rede municipal oferece atendimento gratuito em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e pelo Telessaúde.

Para passar pela teleconsulta, é preciso estar em Barretos e enviar mensagem no WhatsApp (17) 3612-0003. Esse atendimento médico por teleconsulta funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h. Além do atendimento 24h na UPA. O Samu também atende 24h, pelo telefone 192.

A população pode denunciar na ouvidoria da Prefeitura imóveis com criadouros do mosquito Aedes aegypti. Basta telefonar ou enviar mensagem de WhatsApp para (17) 3612-2100.

Compartilhe: