Ir para o conteúdo

quarta-feira, 19 de junho de 2024

Notícias

Secretaria de Saúde intensifica busca ativa de casos de tuberculose

A Atenção Básica à Saúde de Barretos realiza a 2ª fase de intensificação da busca ativa de casos de tuberculose. Conforme orientação estadual, a Secretaria Municipal de Saúde aderiu à campanha, que segue até dia 29 de setembro. A orientação principal é que pessoas que estejam com tosse há três semanas ou mais devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para a realização do exame que detecta a doença.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Manuela Theodoro Ribeiro, falou sobre a importância da ação. “O objetivo desta campanha é identificar precocemente os casos de tuberculose e interromper a cadeia de transmissão da doença iniciando o tratamento precoce.
A partir de 15 dias de tratamento, o paciente já reduz as chances de transmitir a doença”, explicou. Manuela informou, também, que o exame de baciloscopia certificará se a pessoa já deixou de transmitir e alertou ser imprescindível que, mesmo após a melhora de sintomas, o paciente siga o tratamento até o fim. “Se a pessoa interromper por conta própria, os bacilos logo voltam a se multiplicar”, ressaltou.
O Ambulatório de Doenças Infectocontagiosas, em que o teste também é feito, fica na Rua Jerônimo Alves Pereira, n. 494 – Jardim Universitário; o telefone para contato é (17) 3612-2490.

Compartilhe: