Ir para o conteúdo

segunda-feira, 04 de março de 2024

Notícias

Secretaria de Saúde alerta população sobre protocolo de testagem para dengue

A Secretaria Municipal de Saúde fez, ontem, um alerta à população sobre o protocolo para a realização do exame para diagnóstico de dengue, que deve ser feito a partir do sexto dia de sintomas. A orientação é que procurem a rede municipal de atendimento, para que ocorra uma avaliação médica e recebam o encaminhamento para a testagem.

“Quando o médico suspeita que o paciente está com dengue, ele segue o protocolo e marca o exame para a data a partir da qual o teste deve apresentar o resultado correto”, explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Manuela Theodoro Ribeiro.

O exame pode ser colhido de segunda a sexta-feira no Postão (ARE I) e nas UBSs dos bairros América, Marília e Barretos II. O paciente com encaminhamento médico deve procurar uma dessas unidades entre 7 e 9h, considerando a data estipulada. “Como o teste só pode identificar o resultado positivo a partir do sexto dia, não adianta colher antes do prazo”, explica Manuela.

Ao iniciar sintomas, a população pode procurar a UBS mais próxima ou, se necessário, a UPA, onde o atendimento é 24h. Todas as UBSs do município e a UPA prestam atendimento médico a pacientes com sintomas de dengue, chikungunya ou de doenças diversas.

De acordo com a secretaria, a cidade já registra neste ano 28 casos positivos para dengue e seis de chikungunya.

 

Foto: População deve procurar as UBSs para fazer o exame

Compartilhe: