quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Notícias

Saúde passa acompanhar pacientes com síndrome gripal

Todos os pacientes com síndrome gripal que passaram em consulta na rede de atenção à saúde pública e privada de Barretos serão acompanhados por um sistema de telemonitoramento, por meio de um software que irá auxiliar no acompanhamento em tempo real. O projeto foi desenvolvido e está sendo implantado numa parceria da Prefeitura de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com a Facisb (Faculdade de Medicina), com apoio da Kidopi e Fundação Lemann.
Todos os pacientes são contatados via telefone e na ligação são apresentados ao sistema e caso alguma alteração seja observada, como por exemplo não responder o SMS por 24 horas, ou responder informando piora dos sintomas, um alerta será direcionado à central de cuidados onde médicos e alunos do último ano de medicina da FACISB entrarão em contato diretamente com o paciente.
O telemonitoramento agiliza o acompanhamento, mas o atendimento continua seguindo o protocolo nacional, que já está implantado nas unidades básicas, e que determina que a partir do sétimo dia de acompanhamento, o paciente é contatado por telemedicina, com avaliação geral da saúde e verificação de melhora dos sintomas gripais. Caso os sintomas persistam, no nono dia o paciente é agendado para testagem e, caso o teste seja negativo ele recebe alta do telemonitoramento, caso seja positivo permanece em isolamento até completar o ciclo de 14 dias da doença, conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde.

Compartilhe: