Ir para o conteúdo

terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias

Saúde descentraliza exames de dengue e coleta passa a ser feita em todas as UBSs

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou a descentralização da coleta de exame para identificar dengue e chikungunya. Agora, os pacientes podem realizar o exame em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) e no Postão (ARE I), de segunda a sexta-feira das 7 às 9h30.

O exame deve ser feito pelos pacientes que recebem encaminhamento, o qual é entregue na consulta presencial ou pelo Telessaúde, quando o médico faz a avaliação e, seguindo os protocolos, considera que os sintomas podem ser de dengue ou chikungunya.

Dr. Guilherme Freire, médico infectologista da Vigilância Epidemiológica do Município, lembrou que a dengue se tornou uma doença endêmica no Brasil e que requer planos de contingência anuais. “Tudo o que estamos fazemos agora foi planejado desde o ano passado. Alguns detalhes vão sendo atualizados, entretanto o Ministério da Saúde tem protocolos muito bem estabelecidos, quanto a controle de vetores e prevenção e também na questão assistencial”, afirmou.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Município, Manuela Theodoro Ribeiro, ressaltou que são elaborados inclusive protocolos para cenários mais graves. “Mesmo na expectativa de que não sejam necessários, até porque as ações em conjunto das Secretarias são para evitar o avanço da doença, buscamos estar preparados”, afirmou.

Compartilhe: