Ir para o conteúdo

sábado, 13 de abril de 2024

Notícias

Saúde descentraliza coleta de sororidade para facilitar aos pacientes

A secretária da Saúde Municipal Graça Lemos informou que, a partir de ontem (21), a pasta descentralizou a coleta de sororidade, que até então era realizada apenas no Ambulatório de Referência em Especialidades (Postão), agora todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) irão realizar esse procedimento.

De acordo com a secretária, dificuldades estavam sendo encontradas nessa questão, pois muitos pacientes que passavam pelas consultas, em alguns dias tinham um quadro de melhora e não compareciam ao Postão para fazer a coleta.

Ela esclareceu que o fluxo que há nas unidades funciona da seguinte forma: o paciente que está sentindo algum sintoma de dengue procura qualquer unidade de Saúde Básica, passa por consulta médica, é avaliado e tem a coleta de sorologia a ser feita a partir do 6º dia.

“Por isso, descentralizamos a coleta a partir desta quarta-feira (21), então todas as unidades vão fazer essa coleta de sorologia, das 7h às 9h30. O paciente terá a facilidade de realizar a consulta e depois voltar no mesmo local para a coleta”, disse.

Compartilhe: