Ir para o conteúdo

sábado, 20 de julho de 2024

Notícias

Saúde de Guaíra fará exames para detecção precoce de doenças pulmonares

A Prefeitura de Guaíra firmou uma parceria com a multinacional química Boehringer Ingelheim para implementar o projeto-piloto ‘Rastreamento DPOC 60+’. Essa ação pioneira consiste em uma parceria público-privada que visa identificar e buscar pacientes que ainda não foram diagnosticados com a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), a fim de evitar complicações da doença e internações desnecessárias.

A Diretoria Municipal de Saúde coordenará a implantação desse projeto inovador, que contará com a disponibilização de exames de espirometria nas Unidades de Saúde da Família (USF), uma técnica médica que possibilita o registro de diversos volumes e fluxos de ar. Esse exame desempenha um papel fundamental na detecção precoce da DPOC, uma doença pulmonar crônica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

Segundo dados de 2023 do Tabnet/Datasus da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, a DPOC é a 3ª principal causa de óbitos no estado. Diante dessa realidade, a detecção precoce da doença em indivíduos acima de 60 anos traz benefícios substanciais para a saúde pública municipal, otimizando recursos e aprimorando a eficácia do atendimento.

Compartilhe: