Ir para o conteúdo

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Notícias

Santa Casa recebe visita de técnicos da Organização de Procura de Órgãos

Na última semana, a equipe da CIHDOTT – Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante da Santa Casa de Misericórdia de Barretos, recebeu a visita da OPO – Organização de Procura de Órgãos, de Ribeirão Preto.

No ano passado, o hospital barretense apresentou bons resultados nas taxas de notificações de paciente com morte encefálica e na taxa de efetivação das doações. Nos casos de paciente com morte encefálica elegíveis para doação de órgãos, a taxa de recusa dos familiares para permitir a doação de órgãos, ficou abaixo da média do estado do estado de SP para o mesmo período.

De acordo com o coordenador da UTI – Unidade de Tratamento Intensivo e da CIHDOTT – Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante da Santa Casa, Dr. Mário Roberto Rezende Guimarães Júnior, no ano passado, cerca de dois mil pacientes passaram pelos 30 leitos de UTI do hospital e 28 tiveram o diagnóstico de morte encefálica, que permite a doação de órgãos.

“Após o criterioso protocolo de diagnóstico de morte encefálica, que envolve dois médicos especialistas e exames complementares, seguido do consentimento dos familiares, parte destes pacientes foram encaminhados para a doação de órgãos e tecidos”, afirmou o médico.

Compartilhe: