segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Notícias

Santa Casa: jamais desmobilizar leitos de UTI

Lamentamos o ocorrido com penalização dos funcionários do Sistema de Amor de Saúde (ou Hospital de Câncer da Fundação Pio XII), que é um problema, técnico/administrativo da entidade, inesperado ou surpreendente. Pensava-se que essa elementar providência de proteção aos funcionários estivesse sendo oferecida.
Se o custo operacional da entidade é alto, é notório o aporte volumoso de recursos à instituição. Conforme recente declaração de procurador da Fundação, os Governos dão suporte de 15 milhões enquanto 25 milhões são captados da comunidade/sociedade em geral, fazendo sobreviver as atividades de atendimento ao sistema.
Se o momento é difícil para a administração, não se admite, de forma alguma, o alerta do Diretor Clínico cogitar desmobilizar leitos de UTI da Santa Casa. Esquece-se que é o único hospital público da cidade, sob intervenção da Prefeitura e o porto seguro para o cidadão ter tranquilidade mínima de fazer a sua parte (isolamento/distanciamento social) e ter direitoà contrapartida em eventual necessidade.
Da maneira como foi colocada, transparece uma formaum tanto que terrorista de forçar mais recursos, para o momento, ameaçando com algo inaceitável em gestão pública.
Com a palavra os governos: municipal, num primeiro instante e demais instâncias, em resguardar o direito da grande população, sem deixar de dar a devida e sagrada proteção aos funcionários e médicos. Encargo também para a Defensoria Pública e do Promotor Público (área da Saúde) responsável pela fiscalização dessa atividade essencial.
Já se sabe o clima habitual dos funcionários dessas entidades que é de burnout constante e contínuo. Entenda-se o burnout como uma síndrome de constante estresse pelo formato do ambiente de trabalho.
Agora: mais essa falha?…torna-se inconcebível.
Enfim: reduzir leitos de UTI, jamais. Sem se esquecer que a Santa Casa“anda às moscas” pela diminuição ou parada das outras atividades.

Dr. Fauze José Daher
Ex Diretor Clínico da Santa Casa de Barretos

Compartilhe: