Ir para o conteúdo

segunda-feira, 15 de abril de 2024

Notícias

Santa Casa de Barretos comemora 103 anos

Neste dia 3 de abril, a Santa Casa de Misericórdia de Barretos está celebrando 103 anos de vida, mas há uma polêmica em torno da data. A fundação do hospital aconteceu, oficialmente, no dia 9 de janeiro de 1921, no entanto, somente no dia 3 de abril o hospital passou a funcionar de fato.

A historiadora barretense Karla Armani realizou um trabalho de pesquisa sobre o hospital e concluiu que “a Santa Casa adotou como data oficial da sua fundação o dia 9 de janeiro de 1921, mas o dia 3 de abril é tão importante quanto”, disse.

Karla esclareceu que em 9 de janeiro foi formada a provedoria, a primeira mesa administrativa da Santa Casa, mas, no dia 3 de abril de 1921 é que, de fato, a Santa Casa abriu as suas portas para atender a população, ainda com o prédio não finalizado, com somente uma ala das enfermarias funcionando. O centro cirúrgico nem era ainda existente, mas havia as condições para os primeiros atendimentos e a primeira internação aconteceu em 3 de abril, há 103 anos.

A pesquisa feita por ela contou com os livros de ata do hospital, registros em jornais e cartórios da época, além de entrevistas com várias pessoas.

Compartilhe: