Ir para o conteúdo

domingo, 19 de maio de 2024

Notícias

Saae desenvolve plano de controle para combater perdas de água

A fim de combater as perdas de água, o Saae investe R$ 332.103,10 na elaboração do Plano de Controle de Perdas de Água do município, uma das atividades requer a instalação de equipamentos tecnológicos de ponta. A instalação de dataloggers e equipamentos de pitometria é realizada pela empresa terceirizada RHs Control, com o apoio de recurso do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos).

Os dataloggers, que já foram instalados em 19 residências em pontos diversos do município, registram dados relevantes sobre a pressão da água diretamente das redes. Estes registros serão essenciais para atualizar o cadastro das redes existentes e propor melhorias significativas no sistema de abastecimento.

Já a pitometria, implementada nas maiores tubulações como saídas de reservatórios e captações, não apenas monitora a pressão, mas também a vazão da água. Esta abordagem ampla promete oferecer uma visão detalhada e precisa das condições atuais da rede, permitindo intervenções mais eficazes e direcionadas.

Com a implementação destes equipamentos de última geração, poderemos não apenas entender melhor nossas perdas de água, mas também agir proativamente para reduzi-las. Este projeto é um passo crucial para garantir a sustentabilidade e eficiência do nosso sistema de abastecimento”, Rafaela Silva, engenheira da autarquia.

Compartilhe: