Ir para o conteúdo

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias

Saae constrói tanque para coletar águas de lavagem que permite o reuso no tratamento

O Saae está implantando, com recursos do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) uma obra importante para o reaproveitamento de águas. Esta iniciativa visa recuperar as águas utilizadas na lavagem dos filtros da estação de tratamento de água ETA Pereira, que é descartada, mas que retornará para o tratamento.

“Estamos adaptando nossa infraestrutura para não apenas cumprir com a legislação, mas também para otimizar o uso da água tratada. Este sistema de recuperação permite que a água, após a limpeza dos filtros, seja reintegrada ao processo de tratamento, minimizando o desperdício e aumentando a eficiência operacional”, explica a engenheira Tayná Lucatti.

O projeto teve início em 2008, e passou por adaptações ao longo do tempo. Nesta gestão as obras tiveram início com a construção do tanque para coletar as águas de lavagem, permitindo seu posterior reuso no tratamento.

Marcelo Borges, superintendente da autarquia, destaca a relevância da obra destacando que este projeto não é apenas uma resposta a uma exigência regulatória.

Compartilhe: