Ir para o conteúdo

sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias

Região Sul da cidade registra 66% das ocorrências de roubo e furto

Levantamento divulgado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública aponta que nos dois primeiros meses de 2024, a polícia barretense registrou 250 ocorrências de furto e 10 por roubo, totalizando 260 registros.

De acordo com as estatísticas, a região Sul, abrangida pelo 2º Distrito Policial (DP), é a recordista neste tipo de crimes. No 1º bimestre o setor teve 167 furtos e seis roubos, totalizando 173 registros, o que equivale a 66,5% do total.

Já a região Norte, área do 3º DP, que inclui o populoso bairro Zequinha Amêndola, participa com 19,27%, com 48 furtos e dois roubos, totalizando 50 crimes.

A região Central, sob responsabilidade do 1º DP, registrou em dois meses 35 furtos e dois roubos, com 37 registros (14,23%).

Penas

Roubo ocorre com ameaça e violência. Ex: Assalto com arma… O crime de furto é descrito como subtração, ou seja, diminuição do patrimônio de outra pessoa, sem que haja violência.

O Código Penal prevê para o furto pena de reclusão de 1 a 4 anos e multa. A lei prevê aumento de pena para quem cometa o crime durante a noite, e para os casos de furto de pequeno valor, permite diminuição ou até perdão de pena, aplicando-se apenas a pena de multa, é o chamado furto privilegiado.

Para o crime de roubo, a pena geral de 4 a 10 anos passa para 6 a 10 anos, com aumento de 1/3 para duas novas situações semelhantes à do furto: equipamentos ou instalações ligadas a serviços públicos e roubo de dispositivo eletrônico ou informático.

Compartilhe: