Ir para o conteúdo

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Notícias

Recuperação da linha férrea até Colômbia começa ainda no 1º semestre, confirma Rumo

Em resposta a uma consulta realizada pelo ‘JBR’, a Rumo Logística, informou que a reativação do trecho Pradópolis-Colômbia (185,6 km) integra a renovação antecipada da concessão da Malha Paulista. A empresa informa que realizou visitas técnicas em 2020 e atualizou as análises em 2023, percorrendo toda a extensão do trecho.

A empresa informou que, com relação ao cronograma, o início das obras está previsto para o primeiro semestre de 2024. As primeiras equipes serão mobilizadas em Pradópolis em direção a Barrinha. A conclusão de todo trecho até Colômbia está prevista para 2028.

Entretanto, a Rumo não respondeu aos outros questionamentos feitos pelo jornal: qual o valor total do investimento previsto para a realização desse projeto, como a reativação da linha ferroviária impactará diretamente as comunidades locais, em termos de empregos, infraestrutura e desenvolvimento econômico.

Se o projeto original divulgado pela empresa, em 2021, for seguido, haverá uma recomposição da plataforma ferroviária, de cortes e aterros, drenagem e de todas as pontes e viadutos. Na sequência, haverá a implantação da superestrutura, que é composta pelos trilhos, AMV’s (aparelho de mudança de via), dormentes e lastro ferroviário.

Compartilhe: