Ir para o conteúdo

segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias

Receita Federal libera consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2024

A partir das 10h desta sexta-feira (21), a Receita Federal disponibiliza a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de 2024. Cerca de 5,75 milhões de contribuintes serão beneficiados, totalizando um montante de R$ 8,5 bilhões. O lote inclui também restituições residuais de anos anteriores.

Este segundo lote contempla aproximadamente 250 mil contribuintes do estado do Rio Grande do Sul, que foram priorizados este ano devido às enchentes que afetaram a região. Em maio, mais de 886 mil gaúchos já haviam recebido restituições, totalizando mais de R$ 1 bilhão.

Os critérios de prioridade para recebimento das restituições incluem, principalmente, contribuintes que informaram a chave Pix do tipo CPF na declaração ou utilizaram a declaração pré-preenchida. Além disso, estão priorizados contribuintes com idade entre 60 e 79 anos, professores cuja maior fonte de renda seja o magistério, idosos acima de 80 anos, além de pessoas com deficiência física ou mental ou que possuam moléstia grave.

Para verificar se a restituição está disponível, os contribuintes podem acessar a página da Receita Federal na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. A consulta também pode ser feita pelo aplicativo da Receita Federal, disponível para tablets e smartphones.

O pagamento das restituições será realizado no dia 28 de junho, diretamente na conta bancária ou chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o valor não seja creditado na conta indicada, seja por conta desativada ou qualquer outra razão, o contribuinte poderá resgatar o montante por até um ano no Banco do Brasil.

Compartilhe: