Ir para o conteúdo

sexta-feira, 14 de junho de 2024

Notícias

Quedas provocaram internação de 52 idosos em Barretos nos 1º trimestre

Dados do ministério da Saúde confirmam que somente entre janeiro e março deste ano, 125barretenses foram internados em hospitais públicos da cidade em virtude de quedas, sendo que dois deles acabaram falecendo em virtude do agravamento dos ferimentos. Em média, são mais de 17 internações por mês.

Os idosos foram as maiores vítimas. Entre os pacientes internados, 52 tinham idade acima de 60 anos, o que representa 41,6% do total de procedimentos. Um óbito foi registrado.

De acordo com o médico ortopedista Thomas Jo Kurita (CRM 124.401), as quedas e fraturas representam um dos principais problemas clínicos entre os pacientes idosos.

Segundo ele, as situações e objetos que mais expõem os idosos ao risco de quedas são calçados inadequados, tapetes, degraus, além de iluminação ambiente e visão deficientes. ‘Outro fator a ser observado é a falta de equilíbrio, independente da sua causa. Por isso, proporcionar um ambiente físico seguro ao idoso é extremamente importante para garantir sua qualidade de vida e independência funcional’, orienta o médico.

Compartilhe: