Ir para o conteúdo

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Notícias

Quedas e fratura representam um dos principais problemas clínicos entre idosos

Segundo dados do Ministério da Saúde, até outubro de 2023, 106 idosos residentes em Barretos precisaram se internar para tratamento de problemas causados por quedas. Destes, 10 acabaram falecendo, resultando em uma taxa de óbito de 9,43%.

De acordo com o médico ortopedista Thomas Jo Kurita (CRM 124.401), as quedas e fraturas representam um dos principais problemas clínicos entre os pacientes idosos.

Segundo ele, as situações e objetos que mais expõem os idosos ao risco de quedas são calçados inadequados, tapetes, degraus, além de iluminação ambiente e visão deficientes. ‘Outro fator a ser observado é a falta de equilíbrio, independente da sua causa. Por isso, proporcionar um ambiente físico seguro ao idoso é extremamente importante para garantir sua qualidade de vida e independência funcional’, orienta o médico.

‘Nos idosos, apesar do trauma muitas vezes ser originário de situações mais simples, as fraturas causadas podem ser graves, com destaque para regiões como o quadril, fêmur, ombro e punho, decorrentes da osteoporose. O tratamento das fraturas do fêmur são cirúrgicos e as demais podem ser tratadas com imobilização’, explica.

 

Foto: Dr. Thomas Jo Kurita, médico ortopedista que atua no Hospital São Jorge

Compartilhe: