Notícias
Projeto cuida de moradores em situação de vulnerabilidade
O Projeto Manguinhos, em colaboração com a Prefeitura de Barretos, por meio da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano e diversas entidades locais, desempenhou um papel crucial na assistência às pessoas em situação de rua na cidade. A ação humanitária, realizada em diversos pontos estratégicos, ofereceu atendimento médico, distribuição de kits de higiene, roupas e sapatos, demonstrando solidariedade e cuidado pela comunidade mais vulnerável.
Ana Carolina Galvão Piccoli, vice-presidente do Projeto de Assistência às Populações – PAP e conselheira/fundadora do Manguinhos, destacou a importância do projeto: “Temos como intuito tentar amenizar, dentro de nossa alçada, as mazelas sociais as quais essa população se encontra, garantindo a eles os direitos que muitas vezes são negados, como acesso à saúde e à alimentação. Além disso, no projeto temos a missão de garantir que essa população se sinta parte integrante da sociedade e, portanto, priorizamos fornecer ações que enxerguem o paciente dentro de um aspecto biopsicossocial, fazendo com que sejam vistos dentro de suas realidades.”
Durante a ação, foram realizados 29 atendimentos, incluindo assistência médica na Casa de Passagem Madre Tereza de Calcutá, Praça do Recinto Paulo de Lima Correa e equipes volantes. Além disso, foram oferecidos cinco atendimentos psiquiátricos, evidenciando o cuidado abrangente fornecido pelo projeto. A ação contou com o trabalho voluntário de cinco médicos.