Ir para o conteúdo

segunda-feira, 17 de junho de 2024

Notícias

Programa Viver Melhor beneficia 50 moradias a custo zero para o proprietário

Ação beneficiou 50 moradias e expectativa é que outras 250 sejam contempladas, segundo a Prefeita Paula Lemos

A prefeita de Barretos, Paula Lemos, visitou o bairro Santana na manhã do último domingo(1), para acompanhar de perto a fase final de reforma das residências que estão recebendo melhorias por meio do Programa Viver Melhor, operado pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). A iniciativa estadual viabilizou a reforma de 50 moradias a custo zero para o proprietário.

A chefe do executivo explicou que 40 dos 50 imóveis já tiveram as reformas concluídas e que está buscando junto ao Estado a liberação para beneficiar outras 250 famílias. “O Programa Viver Melhor é uma iniciativa do Governo Estadual, que tem sido um grande parceiro do nosso município. Na primeira etapa, conseguimos a liberação para transformar a vida de 50 famílias que precisavam muito reformar as suas moradias. Estamos agora empenhados em conseguir que mais 250 residências sejam atendidas”, destacou.

Durante a visita, a prefeita Paula reencontrou a dona de casa Hebe Endo, que vive na Travessa 2 de Abril há quase 30 anos. Em março, quando ocorreram as vistorias e seleção de sua residência, a dona de casa contou que não teria condições de reformá-la por conta própria. “Na casa da Dona Hebe foi necessária a construção de uma parede para sustentação da laje. Fiquei muito feliz ao ver que lá também foi construído um banheiro dentro da casa, pois antes ele era nos fundos do terreno”, explicou a chefe do Executivo.

Presidente do Fundo Social de Solidariedade e responsável pelo projeto, Letícia Oliveira Lemos acompanhou a prefeita e destacou a seriedade e o compromisso do Programa Viver Melhor com as famílias atendidas. “Estou diariamente em contato com a CDHU, com o Paulo, e posso garantir que este é um trabalho sério e comprometido com a melhoria das condições de vida dos moradores”, comentou. A visita também foi acompanhada por Paulo Roberto Morais, do Consórcio Progredior/KF, contratado pela CDHU para a execução dos serviços.

Qualidade de vida
O programa objetiva melhorar as condições de habitabilidade, salubridade, acessibilidade e regularização fundiária de famílias com renda de até cinco salários mínimos que residam em domicílios considerados inadequados. O principal desafio do Viver Melhor é levar qualidade de vida e proteção às famílias mais carentes por meio de intervenções na estrutura física das moradias que afetam sua segurança e saúde. Os tipos de serviços a serem executados pelas equipes do programa abrangem coberturas, alvenaria, revestimento, piso, pintura, instalações elétricas e hidráulicas, instalação de esquadrias, melhorias em acessos e áreas comuns do núcleo habitacional, reparos de drenagem, entre outros.

Entre os problemas solucionados pelo programa estão: cômodos sem ventilação, presença de umidade, paredes sem revestimento, ausência ou insuficiência de equipamentos hidráulicos e instalações elétricas, precariedade na conexão com redes de abastecimento de água e coleta de esgoto, acessos precários ao domicílio e vedações insuficientes.

Compartilhe: