Ir para o conteúdo

quarta-feira, 22 de maio de 2024

Notícias

Programa Rios Vivos retira 2,6 mil caminhões de resíduos e revitaliza 6 rios na região de Barretos

De dentro de 6 rios espalhados por 6 municípios na região de Barretos, foram removidos 37,1 mil m3 de resíduos (2.652 caminhões basculantes cheios de materiais, como areia e lixo). Se esses caminhões fossem enfileirados, ocupariam aproximadamente 26,5 km – o equivalente à distância entre o centro de Barretos e o município de Jaborandi. Até o momento, foi investido R$ 1,5 milhão na região.

No atual ciclo do programa na região de Barretos, além dos 6 rios já finalizados, existem outros 6 com obras em andamento. Estão sendo beneficiadas as cidades de Barretos, Guatapará, Ituverava, Rincão, Santa Cruz da Conceição, Santa Cruz das Palmeiras, São José da Bela Vista, São Simão, Tambaú e Vargem Grande do Sul.

“O Programa Rios Vivos promove a revitalização de margens e o desassoreamento de cursos d’água em todo o Estado, o que melhora a qualidade da água, estimula o lazer e a atividade física no entorno dos rios e reduz a transmissão de doenças”, explica Mara Ramos, Superintendente do DAEE. A iniciativa também diminui o risco de enchentes: ao tirar sedimentos carreados pelas chuvas ou resíduos lançados nos leitos clandestinamente, aumenta a capacidade de o curso d’água absorver as tempestades.

Compartilhe: