Ir para o conteúdo

quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias

Procon orienta sobre golpe na contratação de empréstimos

Com o avanço da tecnologia, tudo ficou muito prático e ágil, inclusive nas transações bancárias e financeiras, através de aplicativos e WhatsApp.
São muitas ofertas para contratação de empréstimos, mas o consumidor deve ficar atento, porque alguns golpistas conseguem usar páginas falsas ou copiar modelos de contratos, se passando pela instituição financeira.
‘Portanto, quando o consumidor procurar ou receber ofertas de empréstimos, tem que ter muito cuidado para não cair em golpe, um dos principais e mais reclamado é que logo após o consumidor fazer o contato e contratar o empréstimo, o golpista envia boleto e solicita que o consumidor pague um valor para liberar o empréstimo, sendo usadas várias desculpas, uns pedem para seguro, taxa de cadastro, entre outros’, alerta o encarrado de fiscalização do Procon em Barretos, Delaias Santos Raimundo.
Ele ainda alerta o consumidor que quando tomado algum empréstimo de instituição financeira ou banco, não é cobrado nenhum valor para liberação do empréstimo, portanto, se for solicitado algum pagamento e receber boleto, não efetue o pagamento, pois se trata de um golpe.
Outro cuidado que o consumidor deve ter, é quando do pagamento de parcela de contrato que por ventura encontra-se em atraso ou quer fazer a quitação do contrato.
‘Muitas pessoas buscam pela empresa em pesquisa pelas redes sociais e clica no link ou ainda faz uma busca pelo “Google”, isso pode direcionar para contatos que não são oficiais. O correto é entrar no site oficial da financeira e solicitar o boleto ou ligar no 0800 que consta em seu carnê, para não receber boleto falso e cair em golpe’, orienta Delaias.

Compartilhe: