Ir para o conteúdo

domingo, 16 de junho de 2024

Notícias

Presidente Lula Participa da Cúpula do G7 na Itália e Defende Pautas do Brasil no G20

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta semana da Cúpula do G7, evento que reúne os líderes das sete maiores economias do mundo. O encontro acontece de 13 a 15 de junho em Borgo Egnazia, na região da Puglia, no sul da Itália, por convite da primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni.

O G7 é formado por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido. Até 2014, o grupo era conhecido como G8, incluindo a Rússia, que foi expulsa após a anexação da Crimeia, parte do território ucraniano. As reuniões do G7 frequentemente incluem a presença de nações convidadas para discutir temas globais.

Antes de chegar à Itália, Lula fará uma parada em Genebra, na Suíça, para participar da conferência da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que começou no dia 3 e segue até 14 de junho.

Esta é a oitava vez que Lula participa da Cúpula do G7. As seis primeiras ocorreram durante seus dois primeiros mandatos, entre 2003 e 2009. Desde então, o Brasil esteve ausente dos encontros do grupo até a participação de Lula no ano passado, na cúpula em Hiroshima, no Japão.

Desde o ano passado, o governo brasileiro mantém um diálogo contínuo com as autoridades italianas, dado que, em 2024, Brasil e Itália estarão, respectivamente, nas presidências rotativas do G20 e do G7. O G20 inclui 19 das maiores economias do mundo, além da União Europeia e da União Africana.

Compartilhe: