Ir para o conteúdo

sexta-feira, 14 de junho de 2024

Notícias

Presidente Lula destaca turismo ambiental e bioeconomia como chaves para preservação das florestas

Em um evento marcante pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, realizado no Palácio do Planalto nesta quarta-feira (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfatizou o papel fundamental do desenvolvimento do turismo ambiental e da bioeconomia na preservação das florestas e no impulso econômico de estados que abrigam importantes reservas naturais.

Durante o evento, foram assinados diversos decretos, incluindo a criação das unidades de conservação Reserva de Vida Silvestre do Sauim-de-Coleira, em Itacoatiara (AM), e do Monumento Natural das Cavernas, em São Desidério (BA). Além disso, foi instituída a Estratégia Nacional de Bioeconomia, que prevê a elaboração do Plano Nacional de Desenvolvimento da Bioeconomia.

O presidente Lula criticou aqueles que se opõem à demarcação de reservas ambientais, destacando que a manutenção das florestas em pé pode ser tão rentável quanto qualquer outro investimento. Ele argumentou que o turismo ambiental pode ser uma alternativa viável, não apenas para preservar as áreas naturais, mas também para impulsionar economicamente os estados do Norte do país, promovendo o desenvolvimento sustentável e gerando oportunidades para as comunidades locais.

Lula enfatizou a importância de criar condições para que jornalistas, empresários, estudantes e viajantes conheçam de perto a riqueza da biodiversidade da Amazônia e dos outros biomas brasileiros. Ele ressaltou que a conscientização sobre a importância das reservas naturais é fundamental para a preservação do meio ambiente e para o futuro sustentável do país.

Compartilhe: