Ir para o conteúdo

terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias

Presidente diz que proibir reeleição só é plausível com aumento no tempo de gestão

O senador Marcelo Castro (MDB-PI) disse que vai apresentar três propostas de Emenda à Constituição (PEC) para acabar com a reeleição de prefeitos, governadores e presidente da República. De acordo com Castro, todas as propostas estabelecerão um mandato de 5 anos.

Para o presidente da Câmara Municipal de Barretos Luis Paulo Vieira (Lupa), as propostas devem ser ‘muito bem’ pensadas, pois “4 anos é, realmente, pouco tempo para que se possa fazer uma administração que surta efeito, de acordo com as ideias daquele gestor do presente momento”, afirmou o presidente.

Lupa explica que, em uma gestão, geralmente no primeiro ano, o gestor pega uma linha de trabalho que já foi previamente deixada pelo antecessor, “e muitas vezes você tem que dar continuidade, fazer uma programação e, a partir disto, você tem o segundo ano de forma limpa para fazer os trabalhos”, explicou.

Para o presidente, “acaba levando um ano todo para programar todos os projetos e fazer com que, de repente, aconteça no terceiro ano, e na hora que vai dar continuidade em mais alguns outros projetos, já está no quarto ano. Buscar emenda, realizar e terminar tudo neste mesmo ano, para poder cumprir prazos, é muito difícil”, alegou.

A ideia de Lupa para poder não ter reeleição é a de que uma gestão deveria ter em torno de 6 anos, “para dar tempo de a pessoa entrar, realizar os projetos, buscar verba, e concluir os trabalhos. E depois voltar a uma possível candidatura, após vagar uma logo em seguida”, ele complementa querendo dizer que assim não seria considerada reeleição e sim uma nova possibilidade do candidato se eleger após a gestão de outro.

Compartilhe: