Notícias
Polícia Militar Ambiental realiza Operação Pré-Piracema para orientar pescadores e evitar crimes ambientais
O 4º Batalhão de Polícia Militar Ambiental informou que está realizando a Operação Pré-Piracema, visando a conscientização e orientação, com um policiamento nas áreas de pesca intensificado. Pois, outubro é o último mês que antecede a Piracema, período de proteção à reprodução natural dos peixes.
A Piracema acontece, anualmente, de 1 de novembro a 28 de fevereiro. Neste período, a pesca de peixes nativos é expressamente proibida na bacia hidrográfica do rio Paraná.
De acordo com a Polícia Militar Ambiental, enquanto pescadores profissionais se desdobram para reforçar os estoques, os amadores querem usufruir dos últimos dias do ano quais podem pescar peixes nativos por lazer, o que faz com que a Operação Pré-Piracema seja imprescindível para evitar abusos, infrações e crimes ambientais, além de orientar e reforçar com o pescador as regras durante a Piracema.
“Esse trabalho é fundamental para a manutenção da fauna ictiológica. Um exemplo prático é a volta da aparição dos peixes da espécie nativa Piracanjuba. Ameaçada de extinção desde 1980, os peixes da espécie voltaram a serem vistos pelo Rio Grande depois de um longo período sem histórico de captura pela região”, esclareceu a organização.