Ir para o conteúdo

quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias

Polícia Civil registra queda no número de inquéritos instaurados em Barretos

Relatório elaborado pela secretaria estadual da Segurança Pública (SSP) mostra que nos primeiros quatro meses deste ano, o número de inquéritos policiais instaurados pelos três distritos policiais, Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), Delegacia de Investigação Sobre Entorpecentes (Dise) e Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Barretos tiveram redução em relação ao mesmo período de 2023.

Segundo o documento, entre janeiro e abril de 2024, 652 inquéritos foram instaurados na cidade, contra 678 no mesmo período do ano passado, com redução de quase 4%.

O que é

O inquérito policial é um procedimento administrativo preliminar de caráter inquisitivo, presidido pela autoridade policial, que visa reunir elementos informativos com o objetivo de contribuir para a formação da “opinio delicti” do titular da ação penal. Portanto, o inquérito tem por intuito subsidiar a propositura da ação penal, tal qual visa colher elementos para o deferimento das medidas cautelares pelo juiz. A sua natureza jurídica corresponde ao entendimento do que o instituto representa dentro do ordenamento jurídico.

Compartilhe: