Ir para o conteúdo

segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Notícias

Polícia Civil de Barretos desmantela organização criminosa responsável por roubos de máquinas agrícolas

A Polícia Civil de Barretos, por intermédio da DIG/DISE, com apoio da Polícia Civil e da Polícia Militar de Minas Gerais, desencadeou a operação “Rapina”, destinada a prender membros de uma organização criminosa, baseada no Estado de Minas Gerais, e que tem praticado diversos furtos e roubos de máquinas agrícolas no interior de São Paulo.
A investigação teve início no dia 24 de Junho deste ano, quando ao menos oito indivíduos invadiram uma fazenda na zona rural de Barretos, roubando três tratores, além de dois veículos pertencentes às vítimas.
Desde então, os investigadores, com auxílio da Polícia Militar e da Polícia Civil de Minas Gerais, passaram a investigar os fatos, sendo identificados sete indivíduos residentes na cidade de Uberaba/MG e um morador da cidade de Frutal/MG, os quais são suspeitos de participarem do citado roubo.
Com o avanço das investigações, foi possível confirmar o envolvimento desses homens em pelo menos outros cinco roubos ou furtos de máquinas agrícolas no interior paulista, sendo um em Barretos, dois em Olímpia, um em Vista Alegre do Alto e um em Jaborandi.
Estima-se que a organização criminosa, apenas nos roubos apurados pela Polícia Civil de Barretos, tenha causado um prejuízo de mais de dois milhões de reais às vítimas, e ainda de acordo com o apurado, os ladrões efetuavam prévio levantamento de fazendas, e, no período noturno, invadiam o local e praticavam os crimes, e caso encontrassem moradores, os rendiam com emprego de armas de fogo, restringindo sua liberdade, roubando as máquinas, carregando-as em caminhões.
Além disso, para evitar que fossem presos em flagrante, com auxílio de empresas de fachada, eles emitiam notas fiscais formalmente verdadeiras para legitimarem o transporte das máquinas até os receptadores.
Durante as investigações, um dos ladrões foi preso em flagrante na cidade de Pirajuba/MG, enquanto carregava em um caminhão baú, um trator que havia acabado de ser roubado em Jaborandi, sendo as vítimas libertadas, o trator devolvido e o caminhão apreendido.
Com base nas investigações, a autoridade policial que presidiu o feito solicitou à Justiça de Barretos quinze Mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão contra os membros organização, sendo os Mandados deferidos pela 1ª Vara Criminal de Barretos, após concordância do Ministério Público, sendo eles cumpridos com diligências nas cidades de Uberaba e Frutal, sendo presos cinco investigados, apreendidas duas armas de fogo e dois veículos utilizados no roubo.
Participaram da operação 81 policiais civis de São Paulo e Minas Gerais, além de policiais militares de Minas Gerais, estando todos distribuídos em 26 (vinte e seis) viaturas.

Compartilhe: