Ir para o conteúdo

terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias

Polícia Civil de Barretos desencadeia megaoperação “Éfodos” para prender membros do crime organizado

A Polícia Civil de Barretos, por intermédio da DIG/DISE, com apoio de policiais civis de outras unidades do DEINTER-3 (Ribeirão Preto), DEINTER-4 (Bauru), DEINTER-5 (São José do Rio Preto), da Delegacia Regional de Três Corações/MG e do Canil da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP/Ribeirão Preto), desencadeou, na terça-feira (20), a segunda fase da megaoperação “Éfodo”, destinada a prender diversos membros de organização criminosa paulista que age dentro e fora dos presídios.
Segundo consta, a investigação teve início há cerca de dois anos, a partir da prisão de uma das lideranças da organização criminosa e desde então, os investigadores passaram a analisar celulares, computadores e documentos, que possibilitaram a identificação de outros membros da organização criminosa, assim como de parte do grupo que se dedicava a compra, venda e distribuição de drogas na região de Barretos.
Em julho de 2020, na primeira fase da operação, 23 pessoas foram presas por envolvimento com a organização criminosa e desta vez a autoridade policial que presidiu os trabalhos solicitou à Justiça 14 mandados de busca e apreensão e 15 mandados de prisão contra os membros da citada organização criminosa.
Os mandados foram deferidos pela Justiça, após concordância do Ministério Público e os policiais foram às ruas para cumpri-los, sendo as diligências efetuadas nas cidades Barretos, Colina, Taiúva, Balbinos, Getulina, Marília, Pirajuí, Riolândia e também em Três Corações/MG.
O nome da operação tem relação com a Grécia antiga, já que os Éfodos eram os responsáveis por evitar o extravio de cartas, e um dos investigados, preso nas duas fases da operação, cumpria este papel de levar cartas de presidiários faccionados com reivindicações às lideranças que estavam em liberdade.
Participaram da operação 80 policiais civis dos DEINTER-3 (Ribeirão Preto), DEINTER-4 (Bauru), DEINTER-5 (São José do Rio Preto) e da Delegacia Regional de Três Corações/MG, divididos em cerca de 20 (vinte) viaturas.

Compartilhe: