Ir para o conteúdo

quarta-feira, 06 de dezembro de 2023

Notícias

Polícia Ambiental prende pescadores com armas, munições e pescados em rancho no Rio Pardo

Os policiais militares Ambientais, cabos Elton e Dos Reis, além do soldado Ximenes, prenderam os indiciados N.S.C., 61 anos e L.H.D., 55 anos, sendo ainda apreendidas armas de fogo o munições.
Segundo consta, os policiais realizavam patrulhamento náutico pela Rio Pardo entre os municípios de Barretes e Guaíra, ocasião em que avistaram cinco indivíduos em um rancho à margem esquerda do rio, no município de Barretos.
Em seguida os policiais se deslocaram até o rancho, onde realizaram contato o proprietário, L.D.D., o qual informou que estava com seus amigos pescando durante o feriado prolongado, vindo a salientar que existe um caseiro que reside em um quarto separado do rancho principal, sendo este o N.S.C., com quem foi mantido contato e ele confirmou morar em um cômodo naquele local e autorizou a equipe a realizar fiscalização em sua moradia, onde o soldado Ximenes encontrou uma sacola com quatro munições intactas e onze deflagradas, todos do calibre 36. Questionado sobre as munições, o rancheiro relatou que anos atrás possuía sim arma de fogo, porém, após já ter sido preso por portar arma de fogo sem registrou ele desfez do armamento.
Em continuidade a fiscalização o soldado Ximenes encontrou sobre o guarda roupas, uma espingarda marca Rossí, calibre 36, com numeração e desmuniciada, e neste momento, ao ver que sua arma foi encontrada o rancheiro tentou empurrar os policiais para tentar se evadir da sua moradia, sendo necessário o uso de força para contê-lo, ocasionando sua queda com ferimento em seu nariz, tendo ele relatado que tentou fugir porque não possui registro da espingarda.
O proprietário do rancho também autorizou vistoria no rancho principal e foi encontrado um revólver calibre 38, marca Taurus, numerado e desmuniciado, além de sete munições intactas e duas deflagradas, tendo ele relatado que ganhou a arma do seu falecido pai há anos e não possui registro.
Durante as buscas na área externa do rancho a equipe encontrou 16.180KG, de peixes nativos das espécies Pintado, Cachara e Mandi, e após realizar a aferição dos tamanhos dos peixes, os policiais constataram que apenas o Pintado estava no tamanho inferior ao permitido.
Além dos peixes, foram encontrados redes de espera, tarrafas e espinhel, petrechos estes permitidos apenas para pescadores profissionais, tendo o proprietário do rancho informado que é pescador profissional e confirmou ter capturado os peixes juntamente com o rancheiro, que é pescador amador, e eles utilizaram os referido petrechos na prática da pesca.
Os dois incorreram no crime de pesca com petrechos não permitidos, sendo conduzidos até a delegacia, onde tiveram suas prisões ratificadas, sendo levados para a cadeia da cidade de Colina, onde permaneceram presos.

Compartilhe: