Ir para o conteúdo

sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias

Período de seca: Sinvarig orienta produtores na prevenção de incêndios

O Sindicato Rural do Vale do Rio Grande (Sinvarig) emitiu um alerta para o período de seca. O ofício foi assinado pelo presidente do sindicato Ênio Melo Rodrigues.

A orientação está sendo divulgada em virtude do período de poucas chuvas e baixa umidade do ar, que podem provocar incêndios nas propriedades rurais.

De acordo com Ênio, é um momento em que todos os produtores necessitam tomar providências para evitar grandes prejuízos ao meio ambiente e as propriedades rurais.

“Precisamos manter os carreadores das lavouras limpos de mato para que os incêndios não propaguem para outros locais, como as áreas de preservação permanente e outras áreas de reservas florestais das propriedades”, orientou.

Ele também orienta para que mantenha-se limpos os aceiros das propriedades rurais que fazem divisa com estradas, com o uso de roçadeiras ou grades, para que o fogo seja controlado em caso de algum sinistro.

“As boas práticas agrícolas podem evitar incêndios, multas e danos aos passivos ambientais”, finalizou.

Em caso de incêndio, a orientação é para que o produtor não tente apagar o fogo e comunique imediatamente o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.

No alerta, o sindicato lembra ainda que o fogo, a fumaça e os gases liberados contribuem para o aumento dos níveis de poluição hídrica e do ar, danos à vegetação e ao solo, além de alteração do clima, problemas respiratórios na população e possíveis apagões com interrupção no fornecimento de energia.

Compartilhe: