Ir para o conteúdo

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

Pacientes com sintomas de dengue podem procurar atendimento no Telessaúde

Funcionando como uma Unidade Básica de Saúde (UBS) virtual, o Telessaúde atende de segunda a sexta-feira das 7 às 17h pessoas que apresentam sintomas de doenças, incluindo dengue, chikungunya e zika. As consultas são gratuitas para o usuário do serviço.

Ao precisar se consultar, tirar dúvidas ou receber orientação, atualização de receita ou encaminhamento médico, em Barretos, basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp (17) 3612-0003. A equipe do Telessaúde iniciará a triagem e dentro de instantes um enfermeiro ou médico da saúde da família, conforme o caso, fará atendimento por uma chamada de vídeo.

Em casos de pacientes que apresentam sintomas de dengue ou outra doença transmitida pelo Aedes aegypti, os profissionais do Telessaúde conduzem o atendimento seguindo os protocolos previstos para avaliação dos sintomas.

A partir do quadro que o paciente apresenta, o profissional passará as orientações sobre os cuidados que este deve tomar ao permanecer em sua residência ou, sendo necessário, pode orientar que o paciente se dirija para uma avaliação médica presencial, em uma UBS ou na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a qual atende 24h.

Ao considerar que o quadro do paciente é uma suspeita de dengue, chikungunya ou zika, o médico do Telessaúde pode também fornecer encaminhamento para que o paciente procure uma UBS e colete o exame que identifica essas doenças.

Compartilhe: