Ir para o conteúdo

sábado, 20 de julho de 2024

Notícias

Operação Terra Fértil: PF desmantela organização criminosa de tráfico internacional de drogas

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (2) a Operação Terra Fértil em sete estados brasileiros com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas. Estima-se que o grupo tenha movimentado ilegalmente mais de R$ 5 bilhões ao longo de pouco mais de cinco anos.

Cerca de 280 policiais federais estão envolvidos na operação, cumprindo nove mandados de prisão preventiva, 80 mandados de busca e apreensão, além de outras medidas cautelares como sequestro de bens e bloqueio de contas. As ações foram autorizadas pela 3ª Vara Federal Criminal da Comarca de Belo Horizonte e abrangem os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Bahia e Goiás.

Segundo informações da PF, as investigações revelaram uma estrutura complexa montada pelo grupo criminoso, composto por uma rede interconectada de indivíduos, alguns dos quais associados a conhecidas facções criminosas. O foco principal do grupo era ocultar e dissimular o patrimônio obtido através de diversos crimes, incluindo o tráfico internacional de drogas.

Um dos principais alvos da operação é um narcotraficante internacional com conexões em países da América do Sul e Central, especialmente com cartéis mexicanos. Este indivíduo já era conhecido pela PF devido a investigações anteriores relacionadas às suas atividades criminosas.

Durante as diligências, constatou-se que os criminosos utilizavam empresas de fachada, sem funcionários registrados no sistema CAGED, para realizar a compra de imóveis de luxo, veículos e movimentação de grandes quantias de dinheiro, que não condiziam com o capital social declarado das empresas.

Compartilhe: