Ir para o conteúdo

quinta-feira, 13 de junho de 2024

Notícias

Operação Lesa Pátria: Polícia Federal Deflagra Amplia Ação Contra Responsáveis por Atos Golpistas de 2023

Uma ampla operação foi desencadeada pela Polícia Federal nesta quinta-feira, visando o cumprimento de mandados de prisão de centenas de pessoas envolvidas nos atos golpistas que abalaram Brasília em 8 de janeiro de 2023. Nesse dia, as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas, em um episódio que chocou o país e gerou uma onda de preocupação com a estabilidade democrática.

Denominada Operação Lesa Pátria, a ação policial é parte de uma investigação em curso desde o ano anterior, que busca identificar e responsabilizar os perpetradores e instigadores dos ataques. Com 27 fases anteriores, a operação agora conta com 208 mandados de prisão preventiva, distribuídos pelo Distrito Federal e mais 18 estados.

Até o momento, 45 suspeitos já foram detidos, em operações realizadas nos estados do Espírito Santo, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Paraná e no Distrito Federal. No entanto, a Polícia Federal continua em diligência para localizar e capturar outros 163 indivíduos considerados foragidos ou em violação das medidas cautelares impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com as autoridades, mais de duzentos réus deliberadamente descumpriram ordens judiciais ou fugiram para o exterior, na tentativa de evitar a responsabilização penal. Alguns dos alvos da operação são procurados por terem violado tornozeleiras eletrônicas, enquanto outros foram identificados em países como Argentina.

Compartilhe: