Ir para o conteúdo

quinta-feira, 13 de junho de 2024

Notícias

Número de Famílias Endividadas no Brasil Atinge Novo Recorde em Maio

O percentual de famílias brasileiras endividadas alcançou um novo recorde em maio deste ano, marcando o terceiro aumento consecutivo e atingindo a marca de 78,8%. Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), conduzida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Comparado com abril, quando a taxa estava em 78,5%, e com maio de 2023, com 78,3%, o aumento é modesto, mas constante. Este resultado coloca o percentual de famílias endividadas no maior patamar desde novembro de 2022.

A pesquisa considera como endividadas as famílias que possuem qualquer tipo de dívida, mesmo que não esteja em atraso, incluindo compras no cartão de crédito e financiamentos.

Para a CNC, esse aumento reflete a contínua busca das famílias por crédito, impulsionada pelo menor custo dos juros. A redução da taxa básica de juros (Selic), que tem ocorrido desde agosto do ano passado, atualmente em 10,50%, tem estimulado esse cenário.

O percentual de famílias que se consideram “muito endividadas” também apresentou um leve aumento, passando de 17,2% em abril para 17,8% em maio.

Compartilhe: