Ir para o conteúdo

sábado, 15 de junho de 2024

Notícias

Número de eleitores registrados representa 69% da população da cidade

Dados atualizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apontam que o município de Barretos encerrou o ano de 2023 com 85.160 eleitores cadastrados, sendo 76.107 (89,37%) com título biométrico, o que equivale a pouco mais de 69% da população local, que é de 122.485 habitantes.

Para a Justiça Eleitoral, a caracterização do domicílio não é apenas residencial. A Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.659/2021 informa que o vínculo pode ser afetivo, familiar, profissional, comunitário ou de outra natureza que justifique a escolha do município. Com isso, o domicílio eleitoral não necessariamente corresponde ao endereço de residência do eleitor.
“Devido a essa flexibilidade da legislação, é possível que o local onde o eleitor ou a eleitora vota não seja obrigatoriamente onde mora. Há outros motivos que podem influenciar esse quadro, a exemplo de determinados interesses pela localidade por períodos sazonais. Em algumas situações, eleitores mudam de residência, mas decidem não transferir o domicílio eleitoral”, diz a nota do órgão.

Compartilhe: