Ir para o conteúdo

sábado, 20 de julho de 2024

Notícias

Notas Gerais 28/06/2024

O Banco Central (BC)…

… elevou a estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano, de 1,9% para 2,3%, segundo o relatório de inflação do segundo trimestre, divulgado nesta quinta-feira (27). No primeiro trimestre do ano, o PIB cresceu 0.8%, ritmo considerado “robusto e superior ao esperado” pelo BC. O banco avaliou ainda que as enchentes no Rio Grande do Sul terão um impacto menor na atividade econômica do que o esperado. Segundo o relatório, no cenário doméstico, a atividade econômica e o mercado de trabalho se mostraram aquecidos, o que contribuiu para a queda no desemprego e aumento nos salários.

O setor com o maior…

… número de pessoas ocupadas na indústria brasileira é o de fabricação de alimentos. Ele é responsável por 22,8% do total de 8,3 milhões de pessoas empregadas na indústria nacional em 2022. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na Pesquisa Industrial Anual (PIA) Empresa. A indústria de confecção de artigos do vestuário e acessórios, com 7%, e a de fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos, com 5,9%, foram os outros segmentos com maior representatividade na quantidade de pessoas ocupadas.

O Índice Geral de…

… Preços – Mercado (IGP-M), usado como referência para reajustes em alguns contratos de aluguel, registrou uma inflação de 0,81% em junho deste ano. A taxa é menor do que a observada em maio (0,89%). Em junho de 2023, no entanto, o indicador teve uma deflação (queda de preços), de 1,93%. Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), com o resultado de junho, o IGP-M acumula taxas de inflação de 1,10% neste ano e de 2,45% nos últimos 12 meses. Os três subíndices que compõem o IGP-M, tiveram inflação em junho, mas apenas um dele apresentou queda na taxa.

Sete em cada dez…

… transações bancárias realizadas no ano passado foram feitas por meio do celular. Esse percentual sobe para oito em cada dez transações se forem consideradas também operações feitas pela internet ou por meio de mensagens instantâneas. Isso é o que aponta o segundo volume da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária, divulgada na tarde desta quarta-feira (26). Entre 2019 e 2023, as transações que utilizaram um smartphone cresceram 251% no Brasil. Só no ano passado foram feitas 130,7 bilhões de operações bancárias por meio de smartphones, o que significou um aumento de 22% em relação ao ano de 2022.

Presidente do Banco…

… Central, Roberto Campos Neto afirmou nesta quinta-feira (27) que o aumento dos juros não faz parte do cenário base da autarquia. Segundo Campos Neto, o Comitê de Política Monetária optou de forma unânime na última reunião em não fazer previsões dos próximos passos da Selic, também chamando de guidance. “A gente entende que a linguagem adotada é muito compatível em não ter dado guidance para o futuro neste momento”, afirmou durante apresentação do Relatório Trimestral da Inflação. A última reunião do Copom manteve os juros no patamar de 10,5%, encerrando o ciclo de queda da Selic iniciado em agosto do ano passado, quando a taxa estava em 13,75%.

A decisão do Supremo…

… Tribunal Federal (STF) de diferenciar o usuário do traficante de maconha também terá reflexos no sistema penitenciário e na progressão de regime dos detentos. Até então, o preso que era flagrado com o entorpecente dentro da cadeia ficaria sujeito à regressão de regime. Com a descriminalização do porte para uso pessoal, o cenário deve mudar. A chamada lei de execuções penais, de 1984, elenca as faltas graves que, se cometidas pela pessoa privada de liberdade, podem retardar, por exemplo, o acesso ao regime semiaberto.

No mês em que se…

… comemora o Dia Mundial do Leite (1º de junho), o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, presta contas sobre o maior programa de distribuição de leite pasteurizado e enriquecido do Brasil, o Vivaleite. Ele foi criado para combater a anemia por deficiência de ferro em crianças e idosos de baixa renda que vivem em situação de vulnerabilidade social no estado. Atualmente, beneficia 284 mil crianças e idosos, entregando 4,1 milhões de litros de leite por mês. Para tanto, são 607 prefeituras conveniadas, 1.500 entidades parceiras e 18 laticínios fornecedores.

Compartilhe: